Mangote 1O programa Mangote teve o seu desenvolvimento iniciado nos anos de 2012/13 pelo LACEO tendo como cliente a Transpetro. Um dos objetivos do software é o cálculo das propriedades mecânicas principais de um mangote que constam da folha de dados de fabricantes, como a rigidez axial, flexional e torsional. Um segundo objetivo é aplicar carregamentos extraídos de modelos globais de análise envolvendo simulação de operações no mar na estrutura e calcular tensões e deformações nos seus diversos componentes estruturais, tais como: elastômero, espira e tecido ou cordonel.

A metodologia de análise pressupõe a geração e posterior análise não-linear física e geométrica de um modelo completo baseado no método dos elementos finitos. O LACEO construiu e disponibilizou para a Transpetro o gerador e um pós-processador automático e iterativo focado na aplicação em ambiente Windows.

Mangote 2

 

O comportamento não-linear físico do material elastomérico é simulado através de relação constitutiva não-linear considerando o material hiperelástico. A espiral de aço tem relação constitutiva linear e o material é considerado isotrópico. As fibras poliméricas têm rigidez à flexão desprezível e rigidez à tração diferente da rigidez à compressão. Dessa maneira, esse material é representado através de relação constitutiva hipoelástica tomando por base, idealmente, sua curva tensão x deformação. Na geração da malha de elementos finitos, a parede do mangote é subdividida em camadas com e s em reforço. Nas regiões sem reforço apenas o material elastomérico é considerado. Já nas regiões com reforço, esses são superpostos à matriz elastomérica. Todas as regiões são supostas completamente aderidas entre si.