ANFLEX 1

O programa ANFLEX (Análise Dinâmica e de Vibrações Livres de Risers e Linhas de Ancoragem) nasceu por iniciativa de técnicos da Petrobras, contando com a colaboração do Programa de Engenharia da Civil da COPPE/UFRJ desde o seu início. A participação do LACEO teve início no ano de 1989 e continua até hoje, constituindo um exemplo de cooperação continuada entre universidade e empresa.

Os objetivos do software é atender as demandas dos projetistas de risers da Petrobras por meio de ferramentas computacionais atualizadas, que os possibilitem fazer uma estimativa cada vez mais precisa dos esforços e tensões atuantes nestas estruturas, buscando obter um projeto seguro e viável de ser instalado. O programa é de inteira propriedade da companhia, constituindo um diferencial nos desenvolvimentos e resultados alcançados pela empresa nesta área de atuação.

Os módulos de análise do programa permitem a verificação de risers de aço, flexíveis e linhas de ancoragem. O software dispõe de interface dedicada com modelagem de risers verticais, em catenária livre ou qualquer outra configuração usualmente adotada pela indústria. As análises estruturais podem ser feitas por módulos no domínio da frequência ou do tempo, possuindo ainda um módulo dedicado somente à análise de vibrações livres.

O ANFLEX tem envolvido no seu desenvolvimento diversos grupos de trabalho internos e externos a Petrobras. O LACEO atua exclusivamente no desenvolvimento e disponibilização de metodologias numéricas voltadas aos seus módulos de análise. As metodologias são repassadas em forma codificada (rotinas) a Petrobras para incorporação no código principal. O laboratório busca na sua atividade aliar os conceitos mais atuais de eficiência computacional com precisão na análise estrutural de risers e linhas de ancoragem.