O sistema de ancoragem de plataformas flutuantes é aquele responsável por manter as unidades em sua locação desejada, limitando seus deslocamentos horizontais, os chamados passeios da unidade. Uma falha em um dos quaisquer componentes deste sistema pode levar a passeios maiores do que os previstos em projeto, possivelmente resultando em danos catastróficos em termos de custo e danos ambientais, caso ocorra rompimentos de risers de produção devido aos deslocamentos excessivos. Assim, um dos pontos chave de qualquer projeto de unidade flutuante é aquele relacionado à confiabilidade estrutural do sistema de ancoragem quando sujeito às cargas extremas provenientes das ações ambientais.

Este projeto, firmado em parceria com a PETROBRAS, tem como principal objetivo o desenvolvimento de novas metodologias para a estimativa de tal confiabilidade de forma mais robusta. No caso específico do projeto das linhas de ancoragem, muitos estudos têm sido feitos ao redor do mundo sobre o uso de técnicas de confiabilidade. Entretanto, um fator importante na análise de confiabilidade é a caracterização probabilística das ações induzidas pelos fenômenos ambientais – ondas, vento e corrente – que, por sua vez, possuem comportamentos diversos para cada região específica. Tal caracterização é determinante no cálculo da probabilidade de falha de qualquer estrutura oceânica. Desta forma, o uso de fatores de segurança calibrados para outras locações ao redor do mundo pode não ser apropriado para projetos de estruturas oceânicas na costa brasileira.

Assim, este projeto de desenvolvimento e pesquisa tem como finalidades: o aprofundamento do conhecimento acerca dos fatores envolvidos no projeto baseado em análise de confiabilidade de sistemas de ancoragem de unidades flutuantes instaladas na costa brasileira, o desenvolvimento de técnicas eficientes e ferramentas computacionais para a análise de confiabilidade estrutural de linhas de ancoragem de unidades flutuantes e para análises das respostas extremas de curto e longo prazo destas, a calibração de coeficientes de segurança a serem aplicados para sistemas flutuantes de produção localizados na costa brasileira, assim como o aprimoramento de procedimentos baseados em confiabilidade que permitam levar em conta resultados de inspeções nas análises de fadiga dos componentes. Tais contribuições poderão resultar em procedimentos que garantam projetos de sistemas de ancoragem mais confiáveis e mais econômicos, assim como em melhores planejamentos de futuras inspeções nas unidades.