A presença de CO2, nas camadas metálicas dos dutos flexíveis, em conjunto com a água leva a um fenômeno de corrosão e, consequentemente, o surgimento e propagação de trincas que podem ocasionar uma falha estrutural por fratura ou por colapso plástico (ou por uma combinação de ambos) em um curto espaço de tempo, reduzindo drasticamente a vida útil destes dutos. Este fenômeno de corrosão sob tensão é mais conhecido pela sigla SCC, que em inglês significa “Stress Corrosion Cracking”.

O fenômeno de SCC pode ocasionar sérios problemas de ordem econômica e ambiental na produção de petróleo do Pré-Sal brasileiro. O desenvolvimento de metodologias avançadas que permitam um tratamento mais realista deste processo em dutos flexíveis é de grande valia para a indústria do petróleo em geral, pois este é um problema bastante desafiador e ainda sem uma solução econômica e definitiva.

Existe hoje um esforço entre os principais atores da indústria em parceria com a PETROBRAS para o desenvolvimento de metodologias para o cálculo da vida remanescente dos arames de tração e de pressão dos dutos flexíveis submetidos ao SCC-CO2.

            O LACEO participa deste esforço, em conjunto com PETROBRAS, atuando no desenvolvimento e implementação de ferramentas computacionais capazes de estimar as taxas de crescimentos de trincas, no tratamento de resultados de ensaios experimentais, e na análise da confiabilidade associada as metodologias existentes. Os resultados desta pesquisa fornecerão insumos que auxiliarão no entendimento do nível de risco associado as estruturas submetidas ao SCC-CO2.