1O sistema de Gestão da Qualidade do LACEO recebeu o certificado na categoria PRATA do Programa Self-Audit da COPPE, em cerimônia realizada no dia 17 de setembro. O Professor Luís Volnei Sudati Sagrilo esteve presente em nome do laboratório durante o evento.

Cerca de 180 pessoas prestigiaram a cerimônia de premiação, realizada no auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia 2 (CT2) da UFRJ. A mesa de abertura contou com as presenças do Diretor da COPPE, Edson Watanabe; do vice-diretor, Romildo Toledo; do Vice-Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Eduardo Mendes Callado; do Superintendente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Eduardo Paiva, que representou o Reitor da UFRJ, Professor Roberto Leher; e da Coordenadora da COPPE Q, Luciana Lancellote.

No total, 39 instalações da UFRJ, 2sendo 24 da COPPE, receberam os certificados referentes a seus sistemas de Gestão de Qualidade. Também foram premiadas outras unidades vinculadas ao Centro de Tecnologia (CT), ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O evento foi aberto pelo diretor adjunto de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional da COPPE, Fernando Sepúlveda, que coordenou a implantação da Assessoria de Gestão da Qualidade da COPPE.

3Os certificados do ProgramaSelf-Audit são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Platina. Para concedê-los, a COPPE Q utiliza como critérios o cumprimento de normas de sistema de gestão, o número de não-conformidades de implementação dos sistemas e a elaboração de métodos (procedimentos documentados).

O Programa Self-Audit é baseado na formação de auditores internos e na atuação de um corpo de auditores líderes. O Programa segue um conjunto de normas de sistemas de   gestão. As principais são a norma de qualidade NBR ISO 9001:2008, a norma ambiental NBR ISO 14001:2004 e a norma de segurança e saúde do trabalho BS OHSAS.

4

[24/09/2015]