analise de tensoes 1Os modelos estruturais desenvolvidos pelo LACEO para esse tipo de análise têm como base principal o uso do método dos elementos finitos voltado ao cálculo de tensões e deformações nas diversas camadas das linhas flexíveis utilizadas em atividades offshore. Os modelos permitem verificar o atendimento a critérios de resistência última e calcular a vida útil à fadiga.

As análises podem ser realizadas para diversos tipos de carregamentos. Por exemplo, cargas provenientes dos severos movimentos impostos pelas unidades flutuantes quando sob a ação das ondas, e cargas originárias das altas pressões externas impostas sobre linhas instaladas em altas profundidades.

A validação dos modelos desenvolvidos é feita através analise de tensoes 2de ensaios experimentais realizados em laboratórios especializados, nos quais são comparados os resultados medidos com aqueles calculados com o modelo numérico. Diversas situações operacionais importantes já foram analisadas com sucesso, como o rompimento da camada externa da linha flexível e dos arames de tração. Novos desenvolvimentos para o aperfeiçoamento de análises tridimensionais dos perfils metálicos também têm sido explorados pelo LACEO.