O programa ESTACAS surgiu de uma parceria entre o LACEO e a Petrobras em 2005 com o intuito de desenvolver uma ferramenta para geração de malhas em Elementos Finitos para análise de estacas do tipo torpedo. A intenção, ao idealizar o programa, era reduzir o tempo gasto pelos engenheiros de projeto da empresa ao criar ou modificar modelos criados no software comercial ANSYS para determinação da capacidade de carga e Estacas 1análise de tensões neste tipo de âncora, que hoje é adotada em quase todos os projetos de plataformas flutuantes da Petrobras.

O objetivo do software é criar uma interface amigável para o usuário gerar as malhas em elementos finitos sem precisar se preocupar com parâmetros do modelo, tais como refinamento de malha, propriedades de contato entre o solo e a estaca entre outros.

estacas 2Assim, o projetista pode determinar, com mais facilidade, a capacidade de carga dessas estacas apenas inserindo os dados geotécnicos e geométricos além das propriedades físicas do solo e da âncora. Caso prefira opções mais avançadas, o usuário também pode, a partir da interface do programa, modificar os parâmetros de análise e de refinamento de malha.

Além das facilidades de geração de malha de estacas torpedo, o ESTACAS possui outros módulos agregados, tais como:

⇒ Gerenciamento de análises;

⇒ Pós processamento;

⇒ Predição da profundidade de cravação de torpedos;

⇒ Determinação da configuração da linha de ancoragem no solo,

⇒ Predição da capacidade de carga apenas pelas propriedades do solo e da âncora (estimativa sem análise de elementos finitos),

⇒ Geração de malha de estaca de sucção e bases torpedo.Estacas 3