Com o objetivo de atingir a exploração de campos deestacas torpedo 1petróleo localizados em regiões com profundidade elevada, podendo chegar a 3000 metros, a indústria do petróleo tem investido em soluções que minimizem o custo e otimizem a capacidade da ancoragem de plataformas nesta situação. Dentro deste cenário, a Petrobras desenvolveu um tipo de âncora com grande capacidade e que possui baixo custo de instalação chamada Estaca Torpedo.

 

estacas torpedo 4O LACEO possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de ferramentas numéricas que auxiliam a simulação numérica das Estacas Torpedo. Esta atividade desempenha um papel importante no projeto destas âncoras já que busca a verificação da viabilidade de instalação das mesmas, levando em consideração as condições ambientais sob as quais a plataforma estará submetida durante seu funcionamento.

Alguns dos mais recentes desenvolvimentos realizados pelo Laceo na analise desta estrutura:

➣ Calibração de modelos para análise de cravação de estacas torpedo e, também, para cálculo da carga imposta por linhas de ancoragem.

➣ Novos modelos para representar o comportamento não linear físico do solo a serem utilizados na análise de estacas torpedo.

➣ Modelo para consideração dos efeitos da reconsolidação na análise da capacidade de carga de estacas torpedo.

➣ Cálculo de fatores de segurança associados à metodologia desenvolvida para o dimensionamento de estacas torpedo.

➣ Incorporacao da facilidade de realização de estudos paramétricos considerando os diferentes modelos de cravação e cálculo de carga imposta pela linha de ancoragem.

➣ Aprimoramento no modelo desenvolvido para análise de estacas de sucção.

➣ Estudo e implementação de novos modelos para representação de solos coesivos e não coesivos.